No horário de 14h30 desta quarta-feira o presidente de uma Associação procurou a Polícia Militar de Entre Rios do Oeste para registrar um grande prejuízo tanto financeiro, quanto na natureza da flora e fauna no município citado e também em Pato Bragado.
Ele informou que aproximadamente 300 colmeias foram afetadas nos últimos dias, e de pelo menos 150 colmeias houve uma significativa baixa de mortalidade.
As possíveis causas, seria a intensa fumaça na região proveniente de regiões distantes, e também próximas devido as descontroladas queimadas que ocorrem atualmente no Brasil. No entanto, estariam havendo também suspeitas de outras causas, entre as quais, a utilização indiscriminada, irregular e proibida de agrotóxicos em lavouras vizinhas.
Conforme dados apresentados, mais de 10 produtores de abelhas sofreram perdas significativas, colocando em risco o seu sustento e afetando a economia local. Ainda neste quesito, foi informado que a produção de mel, que é uma importante fonte de renda para essas famílias, foi gravemente comprometida. No quesito, “Crime Ambiental”, as punições previstas na lei – caso confirmados, – são muito severas.
Redação Destaque Entre Rios/ B.O. Policial