Dois estudantes, o Mike Papou Cameus, 25 anos, nascido no país Haiti e a jovem Heloise Pereira, 22 anos, nascida em Maués no estado do Amazonas, estão no município de Entre Rios do Oeste há vários dias fazendo um importante intercâmbio e um fundamental trabalho no período de férias de suas respectivas faculdades na área de saúde.
Na verdade, conforme eles próprios, trata-se de administrar as menores despesas possíveis em suas visitas para que possam angariar valores visando os custos de seus estudos.
Mike está cursando Medicina e Teologia na Faculdade UNASP de São Paulo, onde pretende formar-se como médico missionário futuramente. Já Heloise está seguindo o sonho de formar-se em 2025 em Enfermagem na Faculdade FADBA na Bahia, após cinco anos de estudo. – “É um considerável tempo, em que, após a decisão de buscar o nosso sonho, muitas coisas e desafios passamos, o que também nos ajuda muito na experiência de vida” , pondera a estudante.
Primeiramente, em Entre Rios do Oeste, os dois procuraram a Secretaria de Assistência Social na Prefeitura Municipal para informar-se sobre o município, e depois numa pousada local concederam uma entrevista para a imprensa, em que contam suas histórias de desafios, persistências e superação em que Mike relembrou o devastador terremoto ocorrido em 2010 no Haiti e a numerosa emigração do povo haitiano para os outros países da América do Sul, quando seus pais vieram para o Brasil e hoje moram em Sorocaba – São Paulo.
Já a Heloise é nascida no município de Maués no Estado brasileiro do Amazonas e também teve que muito cedo avaliar e tomar escolhas na vida em busca do seu sonho de atuar profissionalmente na área de saúde, deixando familiares e amizades para estudar em Bahia.
Colportagem Estudantil
Diante dos altos custos das Universidades, muitos estudantes são destinados por suas lideranças a ir para regiões e locais pré-determinados para realizar a função do intercâmbio cultural e praticar a Colportagem estudantil, que significa a comercialização de livros específicos em diversas áreas, tais como nos temas de saúde, religião, produtos naturais, mente saudável, motivacionais, empreendedorismo, entre outros.
No entanto, a visita às famílias mantem uma dinâmica dividida em três etapas principais tais como: primeiro ouvir as pessoas visitadas sobre como foi a sua trajetória de vida, o que foi mais determinante para chegar onde chegou, o que dizem auxiliar muito no conhecimento da vida real para os estudantes. O segundo tema é para que os visitados falem sobre temas considerados essenciais como a importância da família, saúde, educação, fé e religiosidade, e o terceiro ponto é o que os estudantes mostram o que fazem nas férias para conseguir se manter nos estudos em busca dos seus sonhos.
-“Preciso destacar a receptividade da população de Entre Rios do Oeste, o que faz com que estas visitas que fazemos, sejam enriquecedoras para os dois lados” , enalteceu Mike em suas palavras.
Redação Destaque Entre Rios
www.destaqueentreriosdooeste.com.br