O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, em conjunto com a Polícia Civil do Paraná, cumpriu seis mandados de busca e apreensão na segunda fase da Operação Spectro.
Os alvos foram endereços em Santa Helena, relacionados a pessoas e empresas suspeitas de praticarem fraudes a licitações.
A investigação foi iniciada em agosto de 2020 pelo Gepatria de Foz do Iguaçu, em conjunto com a Divisão Estadual de Combate à Corrupção, da Polícia Civil, a partir de informações sobre um possível conluio fraudulento entre empresas de Santa Helena com o objetivo de fraudar licitações do Município em 2019 e 2020.
Entre as suspeitas de irregularidades estão o uso de empresas “fantasmas” em nome de “laranjas” e superfaturamento de valores pagos, com prejuízo aos cofres públicos estimados em mais de R$ 8 milhões.
As ordens judiciais foram deferidas pelo Juízo da Vara Criminal de Santa Helena e executadas nas residências e empresas dos investigados, buscando o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, mídias eletrônicas, valores em espécie e objetos ilícitos.
Destaque Entre Rios/ R. Educadora/MPPR/G1/ Imagem: PCPR