A Capacitação visa o planejamento das Ações de Vacinação de Qualidade e a sua importância para a proteção da população
Nos dias 26, 27 e 28 deste mês, foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu a Oficina Macro Regional para Planejamento das Ações de Vacinação de Qualidade – AVAQ, o evento teve a participação de profissionais das Secretarias de Saúde dos municípios da região, gestores municipais e contou com o apoio da Regional de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS/PR.
Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, disponibilizou dois profissionais (técnicos da Secretaria), para ministrar o treinamento e explanar sobre a importância das campanhas de vacinação realizadas nos municípios, bem como as ações a serem desenvolvidas em cada município para obter uma boa cobertura vacinal da população e a metodologia a ser empregada para verificar possíveis munícipes que ainda não foram vacinados, e identificar os usuários que apresentam vacinas “atrasadas”, ou seja, que não compareceram ao serviço de saúde na data programada. Nesse caso, o objetivo é realizar a busca ativa para que eles compareçam à UBS e regularizem a situação vacinal o mais rápido possível.
Quando as pessoas se vacinam, elas não apenas protegem a si mesmas, mas também contribuem para a prevenção e controle de doenças infecciosas em toda a comunidade. Quando uma grande parte da população é vacinada, a doença tem menos chances de se espalhar
A Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização (DVVPEI) segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo todas as atividades de vacinação voltadas para toda a população paranaense, disponibilizando imunobiológicos para todas as faixas etárias, conforme definido no Calendário Nacional de Imunização do PNI, o que exige o desenvolvimento de estratégias específicas para atingir as coberturas de vacinação desejáveis, buscando a prevenção, controle e eliminação das doenças imunopreviníveis em todo o território paranaense.
O Secretário de Saúde Luciano Schaefer, declarou que o treinamento foi extremamente importante para a adoção de medidas e ações que garantam a imunização de toda a população, contribuído com a saúde dos munícipes. Luciano enfatizou que os profissionais da Secretaria de Saúde do município, buscam constantemente qualificação e aprimoramento de suas funções garantindo atendimento de qualidade e com respeito a população entrerriense.